Uma das redes de restaurantes mais tradicionais do país, o Viena, atuante no mercado há mais de 40 anos, remodelou todo a sua marca e conceito, combinando com uma decoração moderna, ambiente contemporâneo e atendimento eficiente, além da ampliação do mix de produtos oferecidos. A marca tem unidades em São Paulo e Rio de Janeiro, além de contar com unidades em rodovias de São Paulo e aeroportos. Com um cardápio variado e de qualidade, com uma cozinha aberta, farto bufê de saladas e receitas caseiras, rodízio de pizzas, salgados e sanduíches, o que faz do Viena uma marca referência no segmento de comida rápida.

A rede atende a quem procura uma refeição rápida e saudável, ou quem deseja passar horas aproveitando uma deliciosa refeição com os amigos e família, para isso implantou móveis mais modernos, atuais e coloridos da empresa OUI Design, onde participou ativamente junto ao desenvolvimento do conceito de mobiliário com os arquitetos de um dos maiores escritórios de arquitetura varejistas do Brasil a Fal especializada no desenvolvimento estratégico de grandes marcas brasileiras.

A marca Viena foi criada em 1975 pelo jovem economista Roberto Bielawski, que para complementar sua renda, propôs ao Pai Artur que investissem em um pequeno empreendimento de comida rápida e acessível para a população, baseando-se em outros estabelecimentos já de sucesso no mercado. O novo empreendimento começou de forma modesta com um pequeno quiosque de apenas 50m² dentro do Conjunto Nacional, edifício emblemático localizado na Avenida Paulista. Para abrir o primeiro quiosque do VIENA ele se inspirou nos sanduíches da lanchonete Ponto Chic, pelos quais seu pai tinha adoração. Os pratos do quiosque eram preparados no apartamento da mãe, ali mesmo no prédio, e desciam pelo elevador. A garagem servia de depósito e, com seu VW Passat, Roberto ia até a cidade de Santos comprar peixes frescos. No início, trabalhava 16 horas por dia no quiosque e chegou a fazer de tudo: atender o balcão, servir e até cozinhar.

Com o sucesso e popularidade dos shoppings centers no país, foi inaugurado o primeiro restaurante: o VIENA DELICATESSEN, no Shopping Ibirapuera em São Paulo. Após 1994, o VIENA, deixou de ser uma marca, para tornar-se o Grupo Viena, após esse período a empresa criou outros conceitos para a marca VIENA. Surgiram então o VIENA CAFÉ (opção ideal para um café rápido, esses quiosques oferecem os tradicionais doces – como tortas de limão e chocolate amargo, bolo de nozes – e salgados como coxinhas, empadas e croquetes), VIENA EXPRESS (oferece a praticidade da alimentação por quilo, sem abrir mão do sabor e qualidade, além de algumas opções de pratos à la carte, massas, grelhados, calzones e pizzas) e V.Café (moderno, refinado, charmoso e descontraído, oferece deliciosas opções de cafés gourmet e bebidas especiais, além de uma enorme variedade de tortas, bolos, salgados, sanduíches e até mesmo vinhos e champanhes). Em 2003 o grupo inaugurou o VIENA KOSHER, que adapta os pratos da rede às características da culinária judaica, localizado dentro do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, um dos principais e mais bem equipados do país. No ano de 2007, o Grupo International Meal Company IMC, adquiriu a rede VIENA, então com mais de 60 lojas, localizadas especialmente em São Paulo e Rio de Janeiro. Nos anos seguintes, além de inaugurar novos restaurantes em cidades como Campinas, Santo André, Santos, Curitiba e Florianópolis, a rede ampliou a diversidade de formatos de suas lojas com o lançamento do VIENA SNACKS, que oferece um novo conceito de lanches rápidos, com um delicioso mix de salgados, lanches, doces e pratos rápidos, e opções de auto-serviço e atendimento em balcão, em ambientes modernos e agradáveis onde a empresa OUI Design fornece os mobiliários.

Em 2013 a rede inaugurou sua primeira unidade VIENNA CAFÉ dentro de um aeroporto no país, localizada no aeroporto Juscelino Kubitschek, em Brasília.

Mais recentemente a rede VIENA remodelou totalmente seu logotipo. Além de uma nova tipografia de letra, mais fina e sofisticada, a tradicional tulipa de chope (que representa a letra “i”) ganhou um novo design.

As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Exame, Isto é Dinheiro e Época Negócios), jornais (Valor Econômico, Estadão e Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing).