Poul Kjaerholm

Poul Kjærholm (8 de janeiro de 1929 – 18 de abril de 1980) foi um designer dinamarquês .

Nascido em Øster Vrå, na Dinamarca, Kjærholm começou como aprendiz de marceneiro com Gronbech em 1948, indo para a Escola Dinamarquesa de Artes e Ofícios em Copenhague em 1952. Em 1953, ele se casou com Hanne Kjærholm, que se tornou um arquiteto de sucesso. Ele foi muito articulado e com sua autoridade natural, ele começou uma carreira notável como educador no mesmo ano (1952), mas continuou a estudar com o Prof Erik Herløw e Prof Palle Suenson.

A partir de meados da década de 1950, ele trabalhou para seu amigo Ejvind Kold Christiansen, um empresário que, dando-lhe uma tremenda liberdade artística, produziu uma extensa gama de seus móveis. Seu estilo distinto é evidente já em 1952 em sua série de compensados minimalista PKO . A mesa de café PK61 de ’55 é uma estrutura de suporte divertidamente irracional, visível através do tampo de vidro.

Em 1958, ele atraiu aclamação internacional por suas contribuições para a exposição “Formes Scandinaves” em Paris e pelo prêmio do lendário “Lunning Award”, o mesmo ano para a sua cadeira PK22. Em 1957 e 1960 ganhou o Grande Prêmio no Milan Trennali.

Em 1959, tornou-se assistente na Academia Real Dinamarquesa de Belas Artes de Copenhague e professor.

Em 1965, seu PK24 Chaise Longue tipificou seu estilo maduro. Suas linhas fluidas simples combinam aço e cana tecida.

Em 1967 ele foi premiado com o ID Prize Dinamarquês para design de produto.

Ele se tornou chefe do Institut for Design em 1973 e finalmente professor em 1976 até sua morte, 4 anos depois.

Obras

A maioria de seus móveis foi inicialmente produzida por seu amigo E. Kold Christensen em Hellerup. Desde 1982, uma ampla seleção desses produtos foi produzida pela Republic of Fritz Hansen, uma importante empresa dinamarquesa de fabricação de móveis. Seus desenhos estão na coleção permanente do Museu de Arte Moderna de Nova York, no Victoria and Albert Museum em Londres e em outras coleções de museus na Dinamarca, Noruega, Suécia e Alemanha.

De um modo tipicamente escandinavo, a maioria dos contemporâneos de Kjærholm optou pela madeira como principal material de construção de móveis. Kjærholm escolheu o aço como seu principal, mas sempre o combinou com outros materiais como madeira, couro, cana ou mármore. “O potencial construtivo do aço não é a única coisa que me interessa; a refração da luz em sua superfície é uma parte importante do meu trabalho artístico. Considero o aço um material com o mesmo mérito artístico da madeira e do couro”, comentou.

Em 2004, o filho de Kjærholm fundou a Kjærholm Productions para produzir os itens da mobília de seu pai que Fritz Hansen havia descontinuado em 2003.

Em 2008, Gregory R. Miller & Co. publicou o trabalho de referência abrangente e definitivo, The Furniture of Poul Kjærholm: Catálogo Raisonné , de Michael Sheridan.