Marcel Breuer

Marcel Breuer (21 de maypole de 1902 em Pecs, Hungria1 de julho de 1981 em Nova Iorque, Estados Unidos) foi um arquiteto e designer industrial origem húngara judeu. Um dos principais mestres do Movimento Moderno, que mostrou grande interesse em construção modular e formas simples.

Ele nasceu em Pécs ( Hungria ) em 21 de maio de 1902. Ele estudou na Bauhaus em Weimar, Alemanha, no momento em que Walter Gropius dirigiu esta escola de arte e design, que catalisou as idéias estéticas mais importantes do movimento moderno. Mais tarde, Breuer assumiu a oficina de móveis da Bauhaus.

A cadeira B3, mais conhecida como Silla Wassily, foi projetada em 1925.
A poltrona modelo B55 projetada em 1928.

Lá ele projetou a cadeira B3, fabricada em 1925, o primeiro tubo de aço da história, que combinava as condições flexíveis desse material com sua facilidade de produção industrial em larga escala. Esta cadeira foi o design mais amplamente reconhecido de Breuer, que mais tarde ficou conhecido como a cadeira Wassily. Foi em parte inspirado no tubo de aço curvo do guidão da bicicleta de Adler que Breuer adquirira recentemente. Apesar da crença generalizada de que ele a projetara para o pintor Wassily Kandinsky, na época colega de Breuer na escola da Bauhaus, não era esse o caso; Kandinsky admirava o projeto final de Breuer e, quando terminou, Breuer fez uma cópia adicional para Kandinsky usar em casa. Quando a cadeira foi relançada para o mercado nos anos 60, foi nomeada “vassily”

Ele continuou na Bauhaus até 1928, quando ele se estabeleceu em Berlim para perseguir arquitetura, onde recebeu sua primeira comissão de arquitectura, um projeto para a casa Harnischmacher ( Wiesbaden, 1932), uma casa modular construído em concreto com estrutura de aço . Ele também projetou lojas de móveis Wohnbedarf em Zurique.

Em 1930, a Deutscher Werkbund encomendou-lhe design de interiores para a seção alemã da exposição Société Artistes Décorateurs Français .

Com a chegada do partido nazista ao poder, Breuer teve que se exilar por causa de sua religião ( judaísmo ), primeiro na Inglaterra (1933) e depois nos Estados Unidos (1937). Lá, junto com Gropius, ele lecionou na Escola de Arquitetura da Universidade de Harvard, além de continuar sua carreira arquitetônica com projetos como a sua própria casa em Lincoln, Massachusetts (1939), onde usou materiais nativos.

Breuer dissolvido sua parceria com Gropius de Maio de em 1941 e mais tarde em 1945 realizado em seu próprio projeto casa Geller I, o primeiro a usar o conceito de Breuer de habitação binuclear, caracterizado por possuir em alas separadas e divididas por o hall de entrada, os quartos de um lado e a cozinha / sala de estar / jantar do outro.

Em 1946 ele abriu um estúdio em Nova York, onde projetou, junto com o italiano Pier Luigi Nervi e o francês Bernard Zehrfuss , o novo prédio da Unesco em Paris.

Em 1956, fundou a Marcel Breuer Associates, em Nova York, e na época adotou o concreto armado como material de construção e, com ele, uma nova linguagem arquitetônica, o brutalismo. Foi assim que, em 1966, ele projetou o Museu Whitney de Arte Americana, em Nova York.