Charles-Edouard Jeanneret-Gris , mais conhecido, a partir da década de 1920, como Le Corbusier (La Chaux-de-Fonds , cantão de Neuchâtel, Suíça, 6 de outubro de 1887 -Roquebrune-Cap-Martin, Provence ALPES-Cote d’Azur, França, 27 de agosto de 1965) foi um arquiteto e teórico da arquitetura, urbanista, designer de interiores, pintor, escultor e homem de letras suíça naturalizada francesa em 1930.
É considerado um dos mais claros exemplos de arquitectura moderna (junto com Frank Lloyd Wright, Oscar Niemeyer, Walter Gropius, Alvar Aalto, Richard Neutra, Ludwig Mies van der Rohe e Theo van Doesburg) e um dos arquitetos mais influentes Século XX. Além de ser um dos maiores renovadores da arquitetura moderna, ele foi um agitador cultural incansável, uma tarefa que exerceu com paixão ao longo de sua vida. Com seus escritos, ele ganhou uma merecida reputação como polemista e forneceu um fluxo real das idéias inovadoras que fizeram seu trabalho uma influência decisiva na arquitetura mais tarde.
Em 15 de março, 2006 parte da “obra arquitetônica de Le Corbusier – excelente contributo para o movimento moderno ” foi registrado como um Patrimônio da Humanidade na categoria de cultural propriedade (Ident 1321rev ..), um grande conjunto transnacional – em sete países: Alemanha, Argentina, Bélgica, França, Índia, Japão e Suíça – que envolve a proteção de 17 sites individuais (alguns com vários edifícios).