Ludwig Mies van der Rohe (Aachen, Alemanha, 27 de março de 1886 – Chicago, Illinois, 17 de agosto de 1969) foi um arquiteto e designer industrial alemão-americano. Juntamente comWalter Gropius, Frank Lloyd Wright e Le Corbusier, ele é amplamente reconhecido como um dos pioneiros da arquitetura moderna.
Arquiteto inovador na Alemanha durante a República de Weimar, ele foi o último diretor da Bauhaus, uma escola de arte e arquitetura germe da arquitetura moderna. Com a ascensão do nazismo ao poder, que se opunha frontalmente à modernidade que esta escola representava e ordenava seu fechamento, Mies emigrou para os Estados Unidos. Lá ele aceitou o cargo de diretor da escola de arquitetura do Illinois Institute of Technology, em Chicago.
Mies procurou estabelecer um novo estilo arquitetônico que pudesse representar os tempos modernos, como fizeram o classicismo e o gótico em seus respectivos períodos. Assim, criou uma arquitetura influente do século XX, exposta com extrema clareza e simplicidade. Seus projetos de maturidade utilizam materiais modernos, como aço industrial e grandes folhas de vidro para definir espaços interiores. Ele buscou uma arquitetura com estruturas mínimas projetadas para criar espaços abertos que fluem sem obstáculos. Ele se referiu a suas obras como arquitetura “pele e ossos”. Ele deixou como legado novos cânones arquitetônicos que expressam o espírito da era moderna e é frequentemente associado à nomeação de dois aforismos: “menos é mais” e “Deus está nos detalhes”.