Cini Boeri nasceu em 1924, na Itália. Estudou a arquitetura no Instituto Politécnico de Milão se formando em 1951. Após formar-se em arquitetura, Boeri trabalhou no estúdio de Marco Zanuso até 1963, quando se tornou “designer freelance”. Em 1979, abriu sua própria empresa de design, em Milão. Trabalhou na busca de materiais alternativos com a intenção de produzir mobiliários menos dispendiosos. Colaborou com empresas como Knoll, Artflex, Arteluce, entre outras. Recebeu o Compasso d’Oro Awards de 1970 e de 1979. Muitos exemplos diferenciados de seus trabalhos podem ser encontrados em museus e exposições internacionais. Embora mais conhecida por seus projetos na área design de mobiliário – que incluem os conjuntos: “Bobo” (1967) e “Strip” (1972), ela projetou salas de exposição e uma série de casas pré-fabricadas no Japão (1983).
Texto 2
Boeri obteve seu diploma na Universidade Politecnico di Milano em 1951. Naquele tempo, havia mais desenhadores interiores fêmeas do que arquitetos porque se pensou que as mulheres eram demasiado frágeis trabalhar fora. [2] depois de colaborar com Marco Zanuso de 1951 a 1963, ela iniciou uma prática independente de arquitetura. [3] seus principais focos na arquitetura foram arquitetura civil e interior, bem como design industrial.
Na década de 1970, Boeri começou a projetar salas de espera para Knoll na Europa e América. [4] Ela também desenhou uma variedade de sofás e cadeiras para a empresa, algumas das quais ainda estão em produção hoje. [5] Além disso, ela trabalhou para uma variedade de outras empresas de design, incluindo a Lighting Company Artemide, empresa de móveis arflex, [6] [7] e a empresa de electrodomésticos Rosenthal. [8] alguns não sabem que Boeri foi um arquiteto treinado por causa de seu trabalho para Knoll e arflex. 9]
Diferentes exemplos de seu trabalho podem ser encontrados em museus e exposições internacionais